Região:

min

max

Anuncie aqui

Exercícios no frio: fisioterapeuta fala sobre importância e cuidados necessários

Dores nos músculos e nas articulações costumam ser mais frequentes quando as temperaturas estão baixas

Por Mariana Navarro
(Atualizado em 18/06/2022 - 8h35)
Compartilhar

Com a chegada do frio, as dores nos músculos e nas articulações costumam ser mais frequentes, principalmente em pessoas que possuem doenças crônicas.

Segundo a fisioterapeuta Fernanda Malafaia, pernas e braços sofrem mais, pois, quando a temperatura diminui, o corpo centraliza todo sangue que nutre para aquecer os órgãos vitais, ocasionando uma diminuição do calibre dos vasos.

“Esse é o motivo de nossas extremidades ficarem “roxeadas”. A diminuição da circulação gera uma menor nutrição dos tecidos e músculos”, explica a especialista, que exerce profissão em Araçatuba (SP).

Praticar exercícios físicos é importante para combater as dores nas articulações e nos músculos, mas é necessário adotar algumas medidas, principalmente nos “dias gelados”.

Confira abaixo perguntas e repostas sobre o assunto. Todos os questionamentos foram respondidos pela fisioterapeuta Fernanda Malafaia.

 

Quem tem problemas crônicos como artrite, artrose e fibromialgia, sente mais dor no frio? 

“Sim, essas pessoas com patologias crônicas já possuem alterações químicas da própria doença, e um fator agravante que é o “ciclo de dor”. Por exemplo: “dói, eu contraio, eu contraio, dói”, assim, somando com os efeitos do nosso corpo que se contraem no frio, as dores pioram por tensão.”

 

Quais dores costumam ser mais comuns no frio?

“As dores articulares são comuns, principalmente em região cervical (pescoço) e lombar (coluna), pois se encolhem e geram uma contração mantida na musculatura. Os nódulos de tensão também são agravantes.”

 

Quem não tem problema no joelho sente dor mesmo assim? 

“Alguns fatores podem levar as dores nos joelhos, por exemplo, pessoas que permanecem muito tempo sentada ou em pé. Também a má postura pode levar a um desalinhamento postural, gerando alterações que, quando persistentes, levam a patologias ortopédicas e circulatórias.”

 

Quais exercícios são recomendados para melhorar essas dores?

“Todos os exercícios aeróbicos levam a produção de hormônios, relaxamento muscular e qualidade de sono. Então as atividades aeróbicas de baixa intensidade são recomendadas no frio. É importante escolher um período que não esteja tão frio, se agasalhar e ir tirando as roupas aos poucos. Às vezes, quando começa a fazer o exercício, o corpo vai aquecendo, então é recomendado ir tirando as peças de forma gradativa. Também é recomendado escolher ambientes que te mantenha protegido, já que ao ar livre ficamos mais expostos ao vento.”

 

No frio, há chances de ter mais lesões na pratica de esportes?

“Quando estamos em uma temperatura mais baixa a tendência são nossos músculos ficarem mais rígidos, menos flexíveis. O risco de lesões acontecem porque nossa musculatura fica mais contraída no frio. A recomendação é praticar atividades com uma amplitude de movimento menor para evitar qualquer estiramento muscular.”